A história das artes marciais

Quem nunca se perguntou sobre a origem real das artes marciais capazes de prender nossos olhares? Elas têm origem, com certeza, e é surpreendente. Pois, ao contrário do que muitos pensam, a maioria das artes marciais possui sua raiz na Índia antiga.
Do monge ao primeiro golpe
Acredita-se que um monge indiano chamado Bodhidharma, que vivia no Templo Shaolin, teria desenvolvido algumas técnicas de defesa pessoal e começado a ensiná-las aos outros monges do templo. Contudo, essas técnicas só deveriam ser utilizadas em casos extremos de defesa.

Um tempo depois, elas teriam sido levadas para a China e Japão por seu próprio criador. E, dessa maneira, difundidas e modificadas pelos discípulos de Bodhidharma, primeiramente no Oriente, depois no Ocidente.
O templo Shaolin, localizado na província de Henan, conta a história por si só, já que foi habitat de vários artistas marciais das mais variadas técnicas e provenientes de todo o oriente. Também acumulou séculos de tradição e foi palco de diversas lutas, por razões culturais, pedagógicas ou de defesas.
Então, pode-se dizer que devido ao grande empenho dos monges indianos, hoje em dia, as artes marciais são conhecidas e praticadas mundialmente. Centenas de estilos foram desenvolvidos ao longo desses dois mil anos de existência dessas artes e, dentre eles, podemos citar: Tai Chi Chuan, praticado principalmente na China; Karatê e Kyudo no Japão; Muay Thai na Tailândia; Taekwondo na Coreia e o Sambo e a Luta livre no Ocidente.
Embora as artes marciais ainda tenham seu caráter cultural, atualmente elas têm se voltado mais para o esporte de competição. Isso, por um lado, tem ajudado no crescimento de sua prática e aceitação social. Mas é importante lembrar que o que as difere de simples lutas é toda a filosofia embasada em seus passados que compartilham.
E você pratica algumas delas? Se não, está na hora de começar. Permita-se entrar em contato com toda essa atmosfera histórico-cultural que as envolve. Não esqueça que, mais que esporte, você estará praticando arte!